Como atual editor associado, vou dar 10 dicas que aumentam muito as chances de publicar na BJAN (nome atual da revista brasileira de anestesioloiga)
1-Leia a nova versão das instruções aos autores (https://bjan-sba.org/instructions)
2-Número de figuras / tabelas: contamos o número total de tabelas + número total de figuras e esse valor que não pode passar o que está previsto nas instruções. Por exemplo, em ensaios clínicos, o número total de tabelas + figuras é 6.
3-Registre sua pesquisa na REBEC (http://www.ensaiosclinicos.gov.br/), com a maior antecedêcia possível, se for ensaio clínico. Se for observacional (coorte, casos e controles, etc), é possível registrar e isso valoriza sua pesquisa.
4-Baixe o guia de redação para seu tipo de estudo no Equator Network (ex: CONSORT para ensaios clínicos) e inicie o rascunho do artigo seguindo fielmente os itens. Se você não tem experiência com o guia, LEIA A VERSÃO de EXPLICAÇÕES e ELABORAÇÃO, pois é bem mais didática.
5-Baixe o checklist do item 4 em DOC e preencha a página/parágrafo onde colocou cada um dos itens nele. Envie esse checklist preenchido juntamente com o artigo.
6-Envie o artigo em língua que você seja fluente ou, preferencialmente, envie o texto para empresa especializada em redação de textos científicos - eles enviam certificado junto com o texto corrigido.
7-Evite copiar frases de outros textos, mesmo que sejam seus (auto-plágio). Reescreva com suas palavras. Um programa de computador irá verificar a proporção de coincidências com a literatura.
8-Publique sua base de dados não identificada em um repositório, ex: Mendeley Data, e cite no manuscrito.
9-Publique o código da análise dos dados, por exemplo no Rpubs (rpubs.com).
10-Escreva os p-valores completos e não inequidades (ex: p=0,043 e não p<0,05). Estatística bayesiana valoriza muito o manuscrito. Não interprete p<0,05 como ausência de diferença nem como evidência de igualdade.
Boa sorte!